segunda-feira, 8 de outubro de 2012

noite de bailas e robalos..

depois da ultima vez a coisa ter corrido +/- , la juntamos 5 camaradas e combinámos ir fazer outra aposta....desta vez fomos pra um spot q nao é habito ir..  
fui mais cedo com o amigo lança (outro iniciante na modalidade) , pra ver se conseguiamos encontrar um pesqueiro como deve ser, visto as praias estarem todas areadas..
  ..como tinha feito um bocado de mar, pensei q tivesse feito um fundao ou outro num spot onde ja fui varias vezes feliz..  mas chegados ao local, demos com a praia muito areada, igual á ultima vez q a tinha visto ... pensei logo, aqui n vou ficar!
  la fomos a outra, mas tambem n me agradou, pois a praia é pequena e a maré era muito grande, quando a maré enchesse ia nos encostar á falesia, ficando sem espaço pra tar...
  foi entao q me veio a cabeça, um spot q n é habito ir, mas q é muito famoso em robalos...
assim q chegamos vimos q o mar ali trabalhava um bokado e até tinha pra lá um fundãozito.... em relaçao aos outros q tinhamos visto, este era o melhor spot.. ondas certinhas a fazer espuma, pensei, é aqui! n vou pra mais lado nenhum..!
  e lá fomos nós tentar a sorte.. mas a maré vazava e como era muito grande ,deixou o pesqueiro com muito pouca água.. logo de inicio n sentimos nada..
mas foi so até chegar o resto da malta, q ao primeiro lançamento apanham 2 bailas e 1 sargo.. ( olha lá, chegam e ja tao a facturar.. mt bem) e nos 2 a ver navios..
aproveitando a maré vazia, la fui ver se apanhava alguma tiagem, ainda consegui apanhar um bom novelo..
 ja com a maré a subir, fui logo fazer o teste..  faço 2 lançamentos, 2 peixes.. ah bom, assim ta melhor.. tava a ver q nao..  :)
com o encher da maré la foram saindo uns peixes.. q até n eram de mau lote.. e a malta la se foi entretendo..
ia pra comer uma sandes, quando o amigo serrano, tira um robalote ja bom.. e o nuno perde uma baila com mais de kilo ali aos pés.,.pensei.. ainda n vou comer a sandes, vou ali fazer mais um lançamento..
iscada de tiagem pronta , e varada pro oceano, n demorou muito, ferro 1 robalo perto de kilo.. ainda bem q n fui comer a sandes, eles andam ai!
..de seguida faço outra, e baila fora de agua tambem ja boa..
e ja q a coisa tava a correr bem, pq nao mais outra iscada da milagrosa tiagem.. q n demorou tempo nenhum ja tinha la outra baila, fazendo o hat-trick com a tiagem.. :)    ( perde se um tempo a apanha-la, mas por vezes, dá cartas..)
 ainda fiz mais um lançamento, tive um tokezito, mas n ficou, como a fome era mais q muita , la fui comer a dita sandes..
acabado de encher a barriguinha, disse ao guerreiro nuno pra montar a cana do spinning pra irmos bater a praia pois as condiçoes tavam boas, o mar tinha levantado um pouco, mas tava mar robaleiro..
  bem vou começar aqui em frente ao nosso quartel..  1º lançamento e ja quase a chegar a rebentaçao, nao é q levo uma porrada e carreto a cantar... ZzzzZzzzzzzzZZz, eu nem tava a acreditar.. ainda o trabalhei um bokado, mas erro meu ou nao.. acabei por perde lo mm a sair da agua..a onda a rebentar e o peixe a abalar.. o peixe tava com a  força toda, n pensei de ser um peixe tao grande..paciência.. logo ha de vir outro..  quando nisto, olho pro meu companheiro, carreto a cantar e cana vergada, outro barrote la cravado, com calma a trabalhar o peixe, trouxe o ate a rebentaçao, mas acabou por o perder tambem.. bem ficamos com um melao..
fiz mais uns lançamentos, la apanhei 1, com umas 700gr.. e que me deixou a pensar, q os velhacos andavam esquisitos, pois a amostra vinha cravada de lado, ou seja, parecia q andavam a surrafar se nas amostras.. pode ter sido tambem por isso q perdemos os outros..
ainda batemos a praia toda, mas ja n sentimos nada.. com a pescaria ja feita, ainda fui descansar um bokado q dpois ainda tinha de ir trabalhar..
passou se uma noite boa, passada em boa companhia, com uns pexecos a animarem a malta...
  .. todos apanharam peixe, uns menos outros mais, o q interessa é q todos apanharam.. especial atençao pro amigo lança, q com fé de principiante ou nao, o homem n deixou de lutar, enquanto n apanhou o maior exemplar da noite n descansou.. assim é q é guerreiro! :) os meus parabéns! e q o proximo seja maior q esse.. ;)
fica a foto pra mais tarde recordar:

no total, perto de 10kg entre todos, ja n foi mau dum todo..como se costuma dizer.. e apanhá-los!

  
Pena, os barrotes q deixamos fugir, mais a baila kileira e o amigo lança diz tambem ter perdido um peixe bom , certamente deixaria o quadro mais bem pintado.. desta vez ganharam eles, logo havemos de ganhar nós.. :) 
só mais um promenor.. qd fui lavar o peixe e a geleira, fikei parvo com a quantidade de pilado q havia nas poças , numa poça cheguei a contar mais de 30, uns brincando c os outros.. certamente vai ser um bom ano de robalos..
abraços e boas varadas! :)